segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inibidor químico é eficaz contra infecção pelo vírus da Aids


Abordagem que combina duas drogas pode ser centenas de vezes mais eficaz do que terapias existentes, dependendo da cepa do HIV

 Cientistas da University of California, nos Estados Unidos, desenvolveram um inibidor químico é eficaz no combate a infecção pelo vírus da AIDS.
"Precisamos de um arsenal bastante amplo de drogas contra o HIV porque o vírus é sempre mutante. As drogas se tornam menos eficazes com o passar do tempo", a pesquisadora responsável pelo projeto Patricia Liwang .
O inibidor Liwang, uma nova combinação de duas drogas já existentes, tem uma força que pode ser até centenas de vezes melhor do que a das drogas existentes, dependendo da cepa do HIV. O inibidor funciona impedindo o HIV de entrar nas células de uma pessoa em duas etapas diferentes da entrada viral. A chamada "inibição de entrada" está na vanguarda das novas estratégias para parar o vírus. Outros inibidores existentes têm estratégias diferentes, como impedir que o HIV de realizar atividades como replicar ou integrar o genoma humano.
Há centenas de diferentes cepas de HIV e o vírus sofre mutações quando fica dentro do corpo de uma pessoa.
"No entanto, como esta droga é uma combinação de dois inibidores, seria quase impossível para um vírus realizar uma mutação para que não fosse atingido por qualquer um destes medicamentos", explicou LiWang.
O inibidor é uma proteína especial produzida a partir de uma bactéria inofensiva, que permite que grandes quantidades sejam feitas. O inibidor poderia ser adicionado a um creme vaginal que a mulher poderia aplicar para proteger-se contra os vírus. Apesar de os preservativos protegerem contra o HIV, muitos homens na África subsaariana e outras áreas não as utilizam, e as mulheres muitas vezes não têm uma escolha na decisão.
Embora a descoberta seja promissora, é preciso mais testes e desenvolvimento antes que o inibidor possa ser comercializado. O próximo passo é ver se ele causa inflamação ou quaisquer efeitos secundários. 


Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/22470/ciencia-e-tecnologia/inibidor-quimico-e-eficaz-contra-infeccao-pelo-virus-da-aids

Nenhum comentário:

Postar um comentário